top of page

ABC leva talentos do sapateado para apresentação em São Paulo  


Evento marca os 40 anos de carreira de Luyz Baldijão, primeiro professor da modalidade na entidade


ree

A ABC (Associação Beneficente Campineira), entidade que há 73 anos oferece atendimento de fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes na periferia de Campinas, enviará, no dia 25 de maio, 12 alunos  do projeto Sapateadores de Campinas para apresentação na Vila Madalena, São Paulo. 

O evento marca os 40 anos de carreira do coreógrafo e dançarino Luyz Baldijão, pioneiro do ensino da modalidade de dança na entidade e celebra a parceria entre o artista e a organização.

Na ativa desde 2001, o grupo Sapateadores de Campinas começou quando o dançarino Luyz Baldijão propôs, à entidade, levar os atendidos para assistir uma apresentação de sapateado em seu estúdio de dança. 

“Eu sempre tive uma vivência dentro da Igreja Metodista,  então conhecia o meio. Depois de voltar da minha estada nos EUA estudando sapateado eu fui convidado pela Ednir Melo Barbosa (ex-membro da diretoria), a fazer um trabalho voluntário na entidade, e este trabalho se estendeu por  cinco anos”, explicou o artista. 

Ao aceitar o convite, Baldjão ajudou a traçar  um caminho brilhante para os alunos. “Eu tinha escola de sapateado, propus levar as crianças e as famílias para assistir um show e gerou muito interesse. Com o trabalho em andamento conseguimos doações de tablados e sapatos para melhorar a qualidade da atividade nos ensaios, recebemos prêmios e levamos o sapateado da ABC do Jardim São Marcos, para Nova Yorque”, relembra.

Segundo a ABC,  mais de 2 mil atendidos já foram beneficiados pelas aulas de sapateado na entidade, desde o início das atividades em 2001. Atualmente, o número de atendidos é de 90 pessoas, entre crianças  e adolescentes. 

Um destes atendidos foi o garoto Luiz Guilherme Lupercino de Paula, que começou a fazer aulas aos 10 anos,  hoje é professor da modalidade na ABC e em outras entidades do município.  

“Comecei como aluno, depois passei a ajudar o Luyz (Baldijão) a dar aulas e hoje  sou professor. Essa jornada foi muito especial para mim; consegui ir a vários workshops no Brasil e no exterior, participei de competições, ganhei algumas e sigo na profissão como professor, aqui na ABC e em outras ongs. Estou muito grato pela oportunidade de apresentação do grupo, é uma experiência diferente e eles serão sensacionais”, avalia o outrora aluno, hoje professor.

O grupo Sapateadores de Campinas já se apresentou em casas de show de Washington (EUA), São Paulo, Americana, Piracicaba e Rio de Janeiro, além de ter participado também, ao longo de sua atividade, de programas de TV como Hebe (Sistema Brasileiro de Televisão), Como Será e Mais Caminhos (EPTV Campinas, Rede Globo)






Luyz Baldijão

Com 40 anos de estrada, o sapateador iniciou carreira na Academia Tamba (1986), no Conservatório Carlos Gomes (1987) em Campinas e na Escola de Ballet Holambra (1987).  Fundou o Tap Studio em 1991 que foi a primeira escola especializada em Sapateado de todo o interior paulista e trabalhou com ela até dezembro de 2006. 

Referência em sapateado no Brasil, o dançarino iniciou na modalidade como um hobby, e profissionalizou-se em Nova York entre janeiro de 1988 e dezembro de 1990. Reconhecido nacional e internacionalmente, já foi entrevistado  por dois dos maiores nomes da comunicação do país: Hebe Camargo e Jô Soares, e participou do documentário hollywoodiano, Tap World, de 2015. 

Apresentou-se em diversas cidades no mundo como Paris, Viena, Berlim, Buenos Aires e Nova York, tendo lecionado também em Paris, Viena, Berlim, Rotterdam, Amsterdam, Zurique, Buenos Aires, Califórnia, Nova York  e China, além de cidades brasileiras como Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. 

Há 23 anos atua no terceiro setor em Campinas, liderando o projeto Sapateadores de Campinas, na ABC, no bairro do São Marcos, Região Norte do Município. 


ABC 

Fundada em 13 de junho de 1950, por uma comunidade de mulheres ligadas à Igreja Metodista Central de Campinas, sob a liderança de Elizabeth Nunes, a entidade tem por propósito realizar  ações assistenciais de atendimento de forma gratuita, continuada e planejada. 

Atualmente, a entidade beneficia diretamente 90 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens, e 120 famílias, por meio do oferecimento de  atendimentos, execução de programas ou projetos de proteção social básica e especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, no bairro São Marcos em Campinas, periferia da cidade. 



Serviço

Apresentação: TAP STUDIO ENCENA apresenta: 40  

Local: Sala Crisatempo (Rua Fidalga, 521 Vila Madalena, São Paulo, SP)

Data: 25 de maio de 2024

Horário: 19h30

Mais informações e ingressos: 


Comentários


bottom of page